
BBB! Só de ver esta sigla já me arrepio todo. Há tempos que reparo neste programa de canal aberto da televisão brasileira, mas nunca tive oportunidade de expressar minha opinião real sobre ele antes que um fanático venha se opor a mim. Bem, agora que tenho um espaço para publicações pessoais, faço questão de expor minha opinião sobre esse reality show. Primeiramente vamos analisar o conceito do programa. Este programa a meu ver teria como idéia inicial unir 12 pessoas de diferentes culturas, dentro de uma casa normal, para nós analisarmos as diferenças culturais e sociais delas.
Francamente, é isso que acontece? O que eu vejo atualmente são 12 jovens entre 22-30 anos, que possuem exuberância em suas aparências, apresentam um ideal de vida muito restrito, apenas preocupadas em curtir a vida e usufruir de suas dádivas, que são totalmente relativas. Eles possuem uma mansão para passar seus dias de "sacrifício". Imagina como é sofrido você ter festa de "arromba" 2 vezes por semana (de graça), ir à academia e na piscina todos os dias, conviverem com gente bonita, passar horas olhando para o teto. Mas, para um fanático, "e o sacrifício que eles fazem pelos prêmios?" Bom para mim aquilo parece com as brincadeiras do antigo passa-ou-repassa. O mais ridículo de tudo é o povo brasileiro, que perde horas do seu dia assistindo o programa, escolhendo seus participantes, comprando pacotes de pay-per-view, provedores exclusivos, telefones para ouvir microfones; isso tudo somente para ter contato com a "vida dos brothers", gerando especulações sobre quem deve sair quem deve ficar. Segundo uma companheira de viagem minha, teve uma votação de 32 milhões de votos, vocês tem noção o que é isso? Imaginem o numero exorbitante de pessoas que estão perdendo seu tempo somente para opinar "quem fica ou quem sai".
Qual a importância disso??? Estou começando a ficar pasmo só de escrever esse texto, então para melhorar vou citar sobre a parte favorita do programa, no qual assisti somente uma vez, que foi aquele apresentador ridículo, Pedro Bial, dizer: "Como anda os heróis do Brasil?". Isso para mim foi praticamente como um infarto, com certeza! "Heróis do Brasil"? Conheço centenas de jovens que acordam as 5 da manha viajam para trabalhar em outra cidade, saem do trabalho e viajam diretamente para estudar em outra cidade, voltam para suas casas exaustos e cheios de deveres a cumprir, dormindo 3 horas por dia e aqueles 12 jovens vagabundos são os heróis? POUPE-ME! O "grande" premio de um milhão de reais é outra piada. Meu, isso é para rir, se acha que alguém ali ta preocupado com isso de verdade? As meninas, sabem que vão aparecer na playboy, sexy, paparazzo, tenho certeza que a maioria já tem pré-contrato com as revistas. Eles vão em vários programas de televisão, vão ser garotos(as) mais quentes para campanhas publicitárias, vão virar ídolos em suas cidades, realmente se acha que estão interessados em apenas 1 milhão de reais? Agora, se eu for listar todas as minhas criticas à esse programinha de quinta categoria, com certeza teria que ter demasiadas horas para escrever tudo que eu penso. A parte realmente engraçada é ver o povo defender o programa, com as duas desculpas mais comuns: "meu, é super interessante você poder analisar como as pessoas se comportam" e "cara, isso deixa o povo feliz, o que você tem haver com isso?". Realmente, super interessante eu ver como 12 vagabundos se comporta, vivendo uma vida que eu não condiz com a realidade socioeconômica do país e, principalmente, sendo tratados como heróis. Feliz? se é de acreditar-se que está porcaria é o que deixa o povo feliz, assim que há de ser.
Essa é a política de pão e circo do nosso país, usado pelos grandes órgãos controladores desse país; a política e a mídia, que unidos são difíceis de derrubar. O pão e circo é representado das seguintes formas, o pão é representado pela nossa condição financeira, ou seja, o mínimo oferecido necessário para sobreviver; e o circo, representado pela mídia, aonde controla a mente de grandes massas populacionais como entretenimento para acalmar as pessoas. Dessa maneira, o país manipula e esconde muitas coisas de sua própria população. Sejamos sinceros, de 100.000 brasileiros, 99.999 sabem quem foi eliminado no BBB, 1 sabe comentar algo sobre o evento que ocorreu nas bolsas do mundo inteiro. Brasil, país do carnaval, muitos feriados, mulheres bonitas, bom futebol e extrema ignorância.
Respondendo o que BBB fanáticos vão me perguntar, como: porque esse nerd ridículo acha que está correto? Quem é ele para dizer o que é certo é errado? Você não se diverte com algo inútil não? Bom, correto posso não estar, o que faço é somente opinar pelo lado racional, não sou ninguém para julgar o que é certo ou errado e me divirto MUITO com coisas estúpidas, tipo: simpsons, family guy, a fresh prince of bel-air, futurama, different strokes, fudencio, stand-up comedy. Mas são coisas passageiras, minha vida não muda por causa disso, apenas tenho meu momento de descontração, não vou discutir um episodio de simpsons com ninguém, não vou ficar pensando o que o meu artista preferido de stand-up comedy está fazendo as 04:23 da manha. São esses uns dos poucos motivos que me fazem ter certeza de eu poder afirmar:
BBB mostra como brasileiro é limitado e manipulável.
Felippe Fiori dos Santos Ferreira de Aquino