quarta-feira, 28 de março de 2007

auto-??? e bláblá blá!


Antes de começar a escrever baboseiras, gostaria de agradecer você leitor, estou muito feliz ter tido meu primeiro post com mais de 20 comentários, fora os elogios que recebo por orkut, msn, e-mail e até pessoalmente. Bom, não gosto de falar sobre mim, mas gostaria de enfatizar que já tenho faz alguns anos dois projetos de livro, uma biografia e outro com titulo e gênero indefinido, e esse blog com certeza será lembrado em ambos, mesmo que seja um projeto recente meu, graças a vocês estou muito feliz. Criei uma comunidade para o blog, não gosto muito de comunidades mas gostaria de poder saber quem são os meus leitores, para ver a comunidade clique aqui. Obrigado a todos e principalmente a Bruna Masson, que me incentivou a iniciar esse projeto. A seguir, o post de hoje:

Durante o programa The Man Show , eles enfatizaram uma coisa que não me incomodava, mas agora me incomoda, com a seguinte frase: "LIVROS DE AUTO-AJUDA PRA QUEEEEEEEE?", sim meu caro amiguinho, para que? Você leitor desse tipo de livro, pode estar indignado, mas não quero criticar amplamente todos, somente os mais “radicais”. Pois bem, livro de auto-ajuda agora é moda entre as pessoas, todos lêem muito, mas de certo nada muda. Então, para não criticar um monte de obras sem ter lido, andei pensando e fiz, o ilustre, manual de como fazer seu livro de auto-ajuda, são alguns passos simples, let's go baby:

1º Passo, o titulo: Para escolher um titulo de auto-ajuda basta seguir uma lógica, primeiro coloque um numero entre 0-20, depois escolha uma palavra que seja sinônimo de "algo bom", como por exemplo: felicidade, bem estar, riqueza, amor. Depois pegue e escolha um frase na traseira de qualquer caminhão do interior da Bahia, como por exemplo: "Se falta amor, temos Deus" ou "Desejo somente você coração". Agora misture as estruturas, por exemplo: Desejo somente você coração, troque a palavra em vermelho por: amor. Agora temos: "Desejo somente você amor". Agora coloque o numero na frente, por exemplo 12, ai temos: "12 Desejo somente para você amor" agora retire a palavra somente, e "acerte" a frase, vai ficar assim: "12 Desejos para você amar." Parabéns, agora você tem um titulo de livro de auto-ajuda.

2º Passo, o conteúdo: Para escolher o melhor conteúdo, é só escolher um problema que qualquer um tem, porque todos temos problemas, o mais comum é sobre o amor, mas existe também sobre amizade, financeiros, medos, etc. Caso você não tenha criatividade para isso, simplesmente cite que a pessoa tem um problema. As primeiras 20 paginas faça uma analogia, com algo simples, por exemplo: um riacho e sua vida, o passarinho e seu dinheiro, a vida e a planta. Esse é a parte mais difícil, depois crie frases lógicas como: "Se você não é feliz, é porque está triste", "Você vai melhorar depois que tudo passar", "Nem tudo é flores, mas você consegue." Aposto que o leitor vai estar abismado, ele vai achar que você realmente sabe o problema dele. Guarde algumas paginas para escrever algo que ninguém vai entender mais vai achar bonito. Antes de começar qualquer capitulo é indispensável uma frase de algum pensador, como Ghandi ou Chaplin, também tem os famosos provérbios chineses.

3º Passo, o fim: Termine com uma duvida e uma solução, é fácil fazer isso, deixe o leitor pensar que o que ele leu está ajudando em alguma coisa, por exemplo: "você acha que pode? Amanha você será o melhor." "apesar de tudo você está aqui? Mas que tudo você sabe agora.". Qualquer pensamento que a Nestlé use em seus comerciais pode servir também: "viva bem a vida" "você merece o melhor."

Bom, essa é minha receita para escrever um livro de auto-ajuda. O mais engraçado é que se esses livros fossem realmente soluções, serie só você ler uns 4 deles que você seria o cara mais feliz, confiante, alegre e amoroso do mundo, eles podem ajudar sim, existe alguns ótimos, mas a maioria...

Caso vocês gostarem eu coloco mais passos, espero que vocês tenham gostado, e caso queiram comprar meu livro: "6 segredos da alegria" é só mandar um recadinho.

Felippe Fiori dos Santos Ferreira de Aquino

12 comentários:

Anônimo disse...

ADOREI!!!!!!
hasuihaauishasuiha
é ja li um livro de auto ajuda sim!
pelo amor de deus :P
mas prefiro ler oq vc vai escrever :)
bjooooo

Anônimo disse...

eu kero o livroooo

Anônimo disse...

ai meu deusss q lindoo!!!
Obrigada vc por posta todo dia um texto pra ocupar as minhas noites!!! =D

Adorei o texto pra varia neh...e já que eh assim, dá pra gente escreve variosssssssssss livros de auto ajuda nas madrugadas neh? iahiahiahiahiahiha

Bjuuus
;*

Walter Carrilho disse...

Estou numas de escrever um livro que tenha a palavra "queijo" no título. É o único jeito de descolar uma brecha em editora se você não se chama Paulo Coelho...

Iuri Botão disse...

Como você é o autor do blog e pode apenas expressar sua opinião, porém sem esculachar, essa parte deixa pra mim: livro de auto ajuda é uma merda! uhUAIHSUiahsiA
É o tipo de literatura (se é que se pode chamar assim) mais ridículo que existe. Imagine só se alguém pudesse realmente saber como ser feliz, ele deveria ser então a pessoa mais feliz do mundo, certo? E aí então sairia por aí vendendo essas receitas, mas ele poderia doar né, afinal, se ele é a pessoa mais feliz do mundo ele nem precisa da receita do livro para ser mais feliz...
Tenho um preconceito enorme em relação a isso, e danem-se os livros de auto-ajuda!

André Martins disse...

Só leria um auto-ajuda pra ficar rico se fosse assinado em cartório pelo Bill Gates. E caso não ficasse bilionário, ele me daria alguns míseros milhões só para eu nunca desistir e seguir em frente (quem segue para trás, by the way?) com os meus sonhos!

Brena Braz disse...

Felipe! To rindo sozinha aqui!
kkkkk
Mto bom!
:P

Rafael Mauricio Menshhein disse...

Parabéns novamente pelo post, obrigado pela visita em meu blog e saiba que seu raciocínio é tremendamente perfeito para a elaboração de títulos de livros, o mais interessante é que as pessoas podem procurar nas palavras de outros o que já sentem dentro de si, mas que precisam de uma aprovação externa para colocar em prática, fazer o que, é do ser humano viver assim...
Quando sair o livro me avisa.
Tenha um ótimo dia e continue com o excelente trabalho, em breve vai colher os frutos com seus livros.

Evandro disse...

Muito bom seu blog, Parabéns!

Verdade o que tu disse, livros de auto-ajuda nem sempre trazem mensagens interresantes, a maioria é sem conteudo!

T+

Fells disse...

Livros de auto-ajuda são ótimos passatempos... ´será como que ficaria o meu? eu ´só sei dar conselho errado XD

Anônimo disse...

Concordo com você, minha mãe compra muitos livros de auto-ajuda e eu fico indignada. É muito dinheiro gasto em coisas desnecessárias.. tudo que tá escrito você já sabe e qualquer um pode te dizer!

Bom, mas há uns tempos, eu andava muito mal, as coisas não tavam nada bem e meu pai me deu um livro desse tipo, mas ele é diferente (O Maior Segredo do Mundo, do Og Mandino). É diferente mesmo, só de abrir já da pra perceber. E eu melhorei muito, muito, tanto que já até dei esse livro para um amigo. Acontece que o livro não faz nada por você, não tem nenhum poder, diferente do que algumas pessoas acham haha. Ele só ajuda você a trabalhar com a mente, e eu acredito, sim, que o poder tá nos nossos pensamentos, que o segredo de tudo tá na mente, pois com ela nós manipulamos tudo! E você?

P. Florindo disse...

Esses livros seguem essa "receita" mesmo. Mas mesmo assim, acho que esses livros motivam as pessoas a tentarem melhorar, não acha?

Mas como a Fell disse: "são ótimos passatempos".