terça-feira, 13 de março de 2007

música brasileira?


Desgraçado o dia que tentei ouvir rádio. Deveria ser um pecado existir rádios como estas no mundo. Hoje foi o fim da picada! Estava eu perambulando pela cidade quando cansei de ouvir o meu cd do R.E.M., ai eu tive a brilhante idéia de ouvir uma rádio para ficar por dentro das novidades musicais, porque normalmente quando passo pelas ruas as pessoas me olham de lado e fazem aquela cara de bunda, do tipo, "que porra é essa?" Lembro até hoje que resolvi ouvir "Mozart - Réquiem", achavam que eu era embaixador de outro país, só pode, a mocinha do drive-thru ficou perplexa, olhou para mim e disse com muito espanto: Oi? Jamais me esqueço! Mas vamos falar de minha aventura na sintonia das 4 rádios que tentei ouvir.

Primeira rádio: Jovem Pan! A mais tradicional que já estava pré-sintonizada! Eles me apresentam uma hipótese de um projeto que um dia quem sabe talvez possa ser chamado de musica. Jamais me esquecerei do nome do cantor(a): Mc Perlla. Sua musica era realmente uma composição poética, com um fundo político, e ideais de mudança na conscientização da população. Seu refrão, repetido por uma doce voz se baseia em um refrão que compositores do mundo inteiro JAMAIS ousariam pensar em criar, de tão perfeita “sinfonia”, apresento-lhes, o refrão de "Tremendo vacilão":

Tira tchuru Tira tchuru ou ahhh, ou ahh.
Tira tchuru Tira tchuru ou ahhh, ou ahh
(repetido incriveis 8327493 vezes)

Vocês conseguem imaginar como eu me senti? Então, horrível né?

Segunda rádio: Não identifiquei a radio, pois já estava "rolando" uma suspeita “musica”. Tentei prestar atenção na letra e no ritmo (se é que se pode chamar aquilo de ritmo) medíocre. Quando terminou a musica o locutor da radio deu um berro e disse: A pedidos do Vladyson (coitado do rapaz) agente acabou de curtir o som de Otto: ciranda de maluco! Cai na gargalhada (lembrando das criticas de Walter Carrilho ao “cantor”), realmente, reparem na letra da musica, e não estou falando do refrão, é a letra completa desse grande artista brasileiro:

Ciranda de maluco aqui em Pernambuco
É bom demais
A gente aperta, acende, acocha, beija
A nega a noite inteira (negro a rodar)
Roda mundo, negro a rodar

Sinceramente, como é possível a letra de uma musica ser assim? Como alguém pode pedir isso em uma rádio? Como existe uma pessoa cujo o nome é Otto? Começo a acreditar que não estamos sozinhos!

Terceira Rádio: Transamérica! Acreditava piamente que era impossível existir musica piores que estas apresentadas supra cima, consegui enganar-me, como poderia me esquecer do ritmo pop do momento, Calypso, "banda" composta por Chimbinha e Joelma (???). A rádio estava propagando uma canção de alto nível, o nome dessa musica vai ser algo que eu jamais vou me esquecer: "Como uma virgem" (?????) Como é possível seres humanos racionais gostarem de uma musica deste porte? Existem pessoas que andam pela rua cantando como uma virgem? Não acreditava, mas foi só tocar esse som, que ao passar na frente de uma praça aonde se reunia pessoas (que eu definitivamente não convidaria para tomar um café) e começaram a cantar a musica que estava no meu carro. Acredite, não é de se acreditar! O refrão da musica é:

Como uma virgem, tocada pela primeira vez
Como uma virgem, como virgem

(???) Sem comentários! Esse é o povo brasileiro. Tem gente que acha ruim o jeito que eu falo, mas vou falar o que meu Deus do céu?.. Alias, o que é "Calypso"?

Quarta Rádio. Evangélica. Essa foi o fim da picada, realmente fiquei perplexo. Tentei ouvir alguns minutinhos, mas é impossível, como um amigo meu disse uma vez: "Se eu fosse Deus eu ia ficar muito puto!". Os pastores falam, falam, falam, falam, continuam falando e no final das contas, não falam nada. Odeio tocar no assunto religião, mas vá pra puta que pario, como as pessoas não percebem que esse tipos de igrejas como "Reino de Deus", "Universal" e derivados são os melhores negócio de franchising desse século! Qualquer salão, um microfone e um pastor treinado para conquistar mentes fracas, é uma igreja hoje em dia. Já basta as madrugadas na tv, agora até na radio? Jesus, se você existe mesmo, tem que dar uma chegada aqui na terra, ta tudo de ponta cabeça!

Bom, depois de tanto stress, desliguei o rádio e segui meu caminho.

Jamais tento fazer isso de novo.

Felippe Fiori dos S. F. Aquino

18 comentários:

Negão Internauta disse...

Um amigo meu que veio do Pará disse que Calypso não é apenas o nome da banda e sim o nome do estilo musical. Disse também que a banda Calypso toca algo mais pop, diferente do estilo tradicional.

Como sou do sul e adoro música tradicionalista gaúcha, entendo a importância de bandas como Calypso para divulgar parte da cultura de um estado como o Pará por exemplo, já que nós do Centro-Sul não temos muito contato com as pessoas de lá.

Agora a Jovem Pan não tem explicação mesmo, virou uma porcaria.

E aleluia irmão!

Abraço.

nina disse...

Vou te gravar um CD!

Anônimo disse...

Olá, Fee... Bom, primeiro obrigado pelo comentário em meu blog.

Vejo que seu blog é novo, mas ainda assim já tem textos muito bons por aqui.

Quanto ao seu post, vou te contar uma coisa. Moro em Salvador/BA, e aqui o povo escuta o tempo inteiro pagode. Cara, se vc ouvir um minuto de uma música das que tocam nas rádios daqui, você entraria em colapso mental e em seguida morreria por suicídio múltiplo dos órgãos. Isso que você relatou aí não é nada. Aliás, é lindo perto do que temos aqui. Uma lástima.

Parabéns pelo blog, siga neste caminho.

Abraços,
Leonardo Araújo
www.leonaraujo.com

André Martins disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Como virgem??????
Deve ser uma tentativa fracassada de traduzir Like A Virgin da Madonna!!!
E rádio evangélica... Jesus me chicoteia!!!!!!!!!!!!!

Roy Frenkiel disse...

Eh a radio que comecou a globalizacao, ne? Evidente...

Abraxao!

Rf

Serjão disse...

O Brasil empobreceu como um todo e onde isso é mais flagrante é na música popular.
Abs

Genesis! disse...

por isso escuto, internacional quase sempre!

http://www.chaverde.wordpress.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Genesis! disse...

pode sim! colocarei o seu na lista de parceiros tambem!


http://chaverde.wordpress.com/divulgue-o-cha-verde-em-seu-blog/


http://www.chaverde.wordpress.com

Anônimo disse...

O grande força desse lixo musical é atingir a grande massa.
O povo adora tudo que é "romantico"
ou "engraçado", no momento atual do pais tudo que leve ao intreterimento será válido.

abraços

Anônimo disse...

Nem sempre a radio toca um de nossos melhores gostos musicais... mais vairia a cada região como por exemplo o Leonardo que mora em salvador, então meu, não podemos julgar as musicas, sendo que elas variam a cada região e cada gosto, mais concordo plenamente com vc meu caro, EXISTE CADA MUSICA LIXO... por isso Fee faça como eu, grave um CD MP3 com trocentas musicas e passe o dia ouvindo dirigindo carro... simples...

Anônimo disse...

Bom eu com o fim de uma radio de sampa de rock eu desisti de radio, so escuto mp3 e pronto o resto desiste faz tempo, por isso que viva as musicas na internet!rs

Fells disse...

Menino, o que aconteceu é que você sintonizou as rádios erradas... Jovem Pan é uma rádio mto chata, os locutores ficam gritandoe fazendo piadas sem-graça e as músicas são lamentaveis.. Tente escutar as rádios Guarani e Inconfidencia (se vc estiver em Minas) ou a rádio OI, que é bacaninha...
Ouvir rádio é mto bom, acredite, foi só um acidente de percursso o que houve com vc

Anônimo disse...

graaaaaaaaaaande Feee
eo morri de da risada com esse post
daishaiduhasda

essa musica do Calypso eh da madonna no fim dos anos 80 soh pra vc te uma idéia, ateh ela (Madonna) axa essa musica escrota numa declaração à MTV ela diz assim: "até hoje eu sinto repulsa e vergonha da minha pessoa por ter feito uma música desse gênero" e o pior essa musica estouro aqui no Brasil, isso pq os ignorante num sabiam oq tavam cantano....
dauhaidshaidhidahdiahdiauh

e falano sobre a rádio evangélica, uma vez eo namorei uma fidumaputa da quadrangular curta o nome KEYLLA daihdsaiudhaidha, dai essa fidumaputa soh tinha musica gospel no pc, um dia eo tava na casa dela, quase nos amasso final com ela daaaaaaaí ela paro pra ve c a mãe dela tava na área, nisso tava tocano umas musiquinha tpo Wonderwall do Oasis e Iris do Goo Goo Dools, soh sonzinho relax, do nada começa a toca uma musica estilo ALELUIA IRMÃO e ela entra no quarto cantano, além de eo Broxa na hr quase infiei a cabeça dela dentro do monitor de tanta raiva
daihdaiuhdaiudhaidshaisua

taaaa dahr pra carai teo flog irmãozin continua assim q eo veio sempre ler
;)
abraaaaaaz

Kristiano Segovia disse...

Vc descreveu a continuação desse post...

http://kapangadokapeta.blogspot.com/2007/01/evoluo-da-msica.html

Abração!

Anônimo disse...

AIhaihAIHIHIHAIhaiHIAHihaIHAIhaihIHAIhaihA.
"a mocinha do drive-thru ficou perplexa, olhou para mim e disse com muito espanto"...Eu até consigo visualiza essa cena!!!
e Fee....realmente...Calypso é o ó do borogodó!!!!! NGM MERECE!

Eu tbm já disisti de ouvi radio!!! Alias...vc tá me devendo um cd! lembra? ;)

bjus

Anônimo disse...

Fe, se você gosta de MPB, coloca na 103.7, eu ouço o dia inteiro, tem pouquíssimas propagandas. O problema é que todo dia toca quase a mesma coisa hohoho

Tem uma outra que eu gosto que é de Amparo, não lembro a estação, é 101.algumacoisa. À tarde toca algumas horas de música instrumental, músicas muito fodas, é uma delícia xD

PS: achei que só eu tivesse 18 anos e o Réquiem, do Mozart. HAHAA

Unknown disse...

I D I O T A