domingo, 11 de março de 2007

o grande ditador.


Sinto muito, mas não pretendo ser um imperador. Não é esse o meu ofício. Não pretendo governar ou conquistar quem quer que seja. Gostaria de ajudar – se possível – judeus, o gentio... negros... brancos.

Todos nós desejamos ajudar uns aos outros. Os seres humanos são assim. Desejamos viver para a felicidade do próximo – não para o seu infortúnio. Por que havemos de odiar e desprezar uns aos outros? Neste mundo há espaço para todos. A terra, que é boa e rica, pode prover a todas as nossas necessidades.

O caminho da vida pode ser o da liberdade e da beleza, porém nos extraviamos. A cobiça envenenou a alma dos homens... levantou no mundo as muralhas do ódio... e tem-nos feito marchar a passo de ganso para a miséria e os morticínios. Criamos a época da velocidade, mas nos sentimos enclausurados dentro dela. A máquina, que produz abundância, tem-nos deixado em penúria. Nossos conhecimentos fizeram-nos céticos; nossa inteligência, empedernidos e cruéis. Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido.

A aviação e o rádio aproximaram-nos muito mais. A própria natureza dessas coisas é um apelo eloqüente à bondade do homem... um apelo à fraternidade universal... à união de todos nós. Neste mesmo instante a minha voz chega a milhares de pessoas pelo mundo afora... milhões de desesperados, homens, mulheres, criancinhas... vítimas de um sistema que tortura seres humanos e encarcera inocentes. Aos que me podem ouvir eu digo: “Não desespereis! A desgraça que tem caído sobre nós não é mais do que o produto da cobiça em agonia... da amargura de homens que temem o avanço do progresso humano. Os homens que odeiam desaparecerão, os ditadores sucumbem e o poder que do povo arrebataram há de retornar ao povo. E assim, enquanto morrem homens, a liberdade nunca perecerá.

Soldados! Não vos entregueis a esses brutais... que vos desprezam... que vos escravizam... que arregimentam as vossas vidas... que ditam os vossos atos, as vossas idéias e os vossos sentimentos! Que vos fazem marchar no mesmo passo, que vos submetem a uma alimentação regrada, que vos tratam como gado humano e que vos utilizam como bucha de canhão! Não sois máquina! Homens é que sois! E com o amor da humanidade em vossas almas! Não odieis! Só odeiam os que não se fazem amar... os que não se fazem amar e os inumanos!

Soldados! Não batalheis pela escravidão! Lutai pela liberdade! No décimo sétimo capítulo de São Lucas está escrito que o Reino de Deus está dentro do homem – não de um só homem ou grupo de homens, ms dos homens todos! Está em vós! Vós, o povo, tendes o poder – o poder de criar máquinas. O poder de criar felicidade! Vós, o povo, tendes o poder de tornar esta vida livre e bela... de faze-la uma aventura maravilhosa. Portanto – em nome da democracia – usemos desse poder, unamo-nos todos nós. Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho, que dê futuro à mocidade e segurança à velhice.

É pela promessa de tais coisas que desalmados têm subido ao poder. Mas, só mistificam! Não cumprem o que prometem. Jamais o cumprirão! Os ditadores liberam-se, porém escravizam o povo. Lutemos agora para libertar o mundo, abater as fronteiras nacionais, dar fim à ganância, ao ódio e à prepotência. Lutemos por um mundo de razão, um mundo em que a ciência e o progresso conduzam à ventura dde todos nós. Soldados, em nome da democracia, unamo-nos!

Charles Chaplin (1889 - 1977)


O mundo poderia ser tão diferente, se tivéssemos ouvido gênios como Chaplin, pena que tudo caminha ao contrario, pena que hoje nada é como você gostaria que fosse. Com todo respeito, acredito que nesse dia meu ídolo, Charles Chaplin, deu um ultimato no mundo, com a sua arte, pena que poucos ouviram o que esse sábio tinha a dizer, então hoje vivemos no mundo que "temos". Quem deseja visualizar o video desse pronunciamento feito pelo ator Chaplin, basta clicar aqui!


Felippe Fiori dos Santos Ferreira de Aquino

14 comentários:

R. B. Dillinger disse...

Não é que esteja incomodado, mas é que hoje, sem nada pra fazer, fui entrando nas comunidades que eu faço parte, e sempre tem um "intelectual" pra acabar com a graça toda...

mas bom, deixa pra lá, eu apenas escrevi o que eu penso!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Vanessa Lee disse...

O texto é bonito, mas mto idealista!

Anônimo disse...

Como sempre escrevendo mto bemmm!!!
assisti o filme dele quinta na aula :P
:******

Sah Fabri disse...

Feee!
Só quem realmente mostra o que sente para o bem comum, tem capacidade de tornar tudo melhor. Pena nós sempre acharmos tudo mtu "idealista" .. as pessoas não acreditam em nada por isso não alcançam nada!
Sem mais
;***

Vanessa Lee disse...

Sem problemas! Eu compreendo perfeitamente não querer comentar posts pessoais, se bem que acho que todo post é pessoal, pq a escolha do assunto, a forma de aboradr revela mais sobre a pessoa que escreve que uma lista de preferências e/ou uma auto-descrição. E comentar q não comenta certos posts já é uma forma de comentário.
Caso tenha tido a curiosidade de dar uma olhada nos outros posts, percebeiu que escrevo quase que exclusivamente ficção. Num próximo post, ficaria agradecida se comentasse sobre a história e a fluência ou falta dela.

Matheus Antonio da Cunha disse...

Olá Felipe! Li seu comentário no meu blog, obrigado pelo elogio e pela sugestão. Meus parabéns pelo seu blog, está excepcional, gostei muito dos seus textos. Tá adicionado nos meus favoritos e linkado no meu blog! Um abraço!
Matheus

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Felippe Fiori disse...

comentários vazios e sem nexo, do tipo: "Blog bacana, entra no meu!" serão deletados. :) obrigado!

André Martins disse...

Charlie Chaplin foi o rei do cinema mudo, mas quando abria a boca, dava motivo de sobra pra ser reverenciado! Ele é meu ídolo também!

nina disse...

lembrei de uma frase d'um autor latino agora, mas não quero nem tentar escrever aqui. não sei ela inteira.
me lembre depois de te mostrar..

soulmate :*

Anônimo disse...

Concordo em partes, eu acho que voce pode epnsar em ser um grande lider para o bem, pensar grande é algo muito importante ,mas isso nao deixa o lado de ele ser um genio

Unknown disse...

Valeu a visita! Volte sempre!
Excelente o seu Blgo tb.

Vinicius Factum

Anônimo disse...

oi, estive fazendo algumas pesquisas na internet procurando imagens de chaplin para um trabalho pessoal que realizona minha universidade e não pude deixar de encontrar diversas pessoas falando sobre ele, os seus posts foram os que mais me chamaram a atenção. E se bem me lembro cita Deus em alguns de seus posts onde coloca a foto de chaplin..
Se bem deve saber..Chaplin foi ateu...e disse diversas frases onde deixava bem claro a sua crença..ou melhor a sua não-crença... "Por simples bom senso, não acredito em Deus, em nenhum.."

Att Agnes
(agnes_edfisica@yahoo.com.br)