terça-feira, 6 de março de 2007

"grande irmão Brasil"


BBB! Só de ver esta sigla já me arrepio todo. Há tempos que reparo neste programa de canal aberto da televisão brasileira, mas nunca tive oportunidade de expressar minha opinião real sobre ele antes que um fanático venha se opor a mim. Bem, agora que tenho um espaço para publicações pessoais, faço questão de expor minha opinião sobre esse reality show. Primeiramente vamos analisar o conceito do programa. Este programa a meu ver teria como idéia inicial unir 12 pessoas de diferentes culturas, dentro de uma casa normal, para nós analisarmos as diferenças culturais e sociais delas.

Francamente, é isso que acontece? O que eu vejo atualmente são 12 jovens entre 22-30 anos, que possuem exuberância em suas aparências, apresentam um ideal de vida muito restrito, apenas preocupadas em curtir a vida e usufruir de suas dádivas, que são totalmente relativas. Eles possuem uma mansão para passar seus dias de "sacrifício". Imagina como é sofrido você ter festa de "arromba" 2 vezes por semana (de graça), ir à academia e na piscina todos os dias, conviverem com gente bonita, passar horas olhando para o teto. Mas, para um fanático, "e o sacrifício que eles fazem pelos prêmios?" Bom para mim aquilo parece com as brincadeiras do antigo passa-ou-repassa. O mais ridículo de tudo é o povo brasileiro, que perde horas do seu dia assistindo o programa, escolhendo seus participantes, comprando pacotes de pay-per-view, provedores exclusivos, telefones para ouvir microfones; isso tudo somente para ter contato com a "vida dos brothers", gerando especulações sobre quem deve sair quem deve ficar. Segundo uma companheira de viagem minha, teve uma votação de 32 milhões de votos, vocês tem noção o que é isso? Imaginem o numero exorbitante de pessoas que estão perdendo seu tempo somente para opinar "quem fica ou quem sai".

Qual a importância disso??? Estou começando a ficar pasmo só de escrever esse texto, então para melhorar vou citar sobre a parte favorita do programa, no qual assisti somente uma vez, que foi aquele apresentador ridículo, Pedro Bial, dizer: "Como anda os heróis do Brasil?". Isso para mim foi praticamente como um infarto, com certeza! "Heróis do Brasil"? Conheço centenas de jovens que acordam as 5 da manha viajam para trabalhar em outra cidade, saem do trabalho e viajam diretamente para estudar em outra cidade, voltam para suas casas exaustos e cheios de deveres a cumprir, dormindo 3 horas por dia e aqueles 12 jovens vagabundos são os heróis? POUPE-ME! O "grande" premio de um milhão de reais é outra piada. Meu, isso é para rir, se acha que alguém ali ta preocupado com isso de verdade? As meninas, sabem que vão aparecer na playboy, sexy, paparazzo, tenho certeza que a maioria já tem pré-contrato com as revistas. Eles vão em vários programas de televisão, vão ser garotos(as) mais quentes para campanhas publicitárias, vão virar ídolos em suas cidades, realmente se acha que estão interessados em apenas 1 milhão de reais? Agora, se eu for listar todas as minhas criticas à esse programinha de quinta categoria, com certeza teria que ter demasiadas horas para escrever tudo que eu penso. A parte realmente engraçada é ver o povo defender o programa, com as duas desculpas mais comuns: "meu, é super interessante você poder analisar como as pessoas se comportam" e "cara, isso deixa o povo feliz, o que você tem haver com isso?". Realmente, super interessante eu ver como 12 vagabundos se comporta, vivendo uma vida que eu não condiz com a realidade socioeconômica do país e, principalmente, sendo tratados como heróis. Feliz? se é de acreditar-se que está porcaria é o que deixa o povo feliz, assim que há de ser.

Essa é a política de pão e circo do nosso país, usado pelos grandes órgãos controladores desse país; a política e a mídia, que unidos são difíceis de derrubar. O pão e circo é representado das seguintes formas, o pão é representado pela nossa condição financeira, ou seja, o mínimo oferecido necessário para sobreviver; e o circo, representado pela mídia, aonde controla a mente de grandes massas populacionais como entretenimento para acalmar as pessoas. Dessa maneira, o país manipula e esconde muitas coisas de sua própria população. Sejamos sinceros, de 100.000 brasileiros, 99.999 sabem quem foi eliminado no BBB, 1 sabe comentar algo sobre o evento que ocorreu nas bolsas do mundo inteiro. Brasil, país do carnaval, muitos feriados, mulheres bonitas, bom futebol e extrema ignorância.

Respondendo o que BBB fanáticos vão me perguntar, como: porque esse nerd ridículo acha que está correto? Quem é ele para dizer o que é certo é errado? Você não se diverte com algo inútil não? Bom, correto posso não estar, o que faço é somente opinar pelo lado racional, não sou ninguém para julgar o que é certo ou errado e me divirto MUITO com coisas estúpidas, tipo: simpsons, family guy, a fresh prince of bel-air, futurama, different strokes, fudencio, stand-up comedy. Mas são coisas passageiras, minha vida não muda por causa disso, apenas tenho meu momento de descontração, não vou discutir um episodio de simpsons com ninguém, não vou ficar pensando o que o meu artista preferido de stand-up comedy está fazendo as 04:23 da manha. São esses uns dos poucos motivos que me fazem ter certeza de eu poder afirmar:


BBB mostra como brasileiro é limitado e manipulável.


Felippe Fiori dos Santos Ferreira de Aquino

16 comentários:

Unknown disse...

Aoooooooooooooooooooow!!!

Eu concordo com vc sobre tudo o q vc falou.. Eu tenho uma prima de 16 anos que eh mto viciada em BBB... se vc pergunta pra ela o q eles estao fazendo na casa nesse exato momento ela deve saber...pois ela fica o dia inteiro vendo o site da globo! aihaiaihaihaih
Esse povo q nao tem o q fazer... tsc tsc..
ngm merece..

Escreveu mto bem!
;)
bJussssss

O Pato. disse...

O inferno são os outros. O brasil é uma instituição onde seu maior associado torce para que alguém seja retirado do jogo. Engraçado que o bb reflete uma triste realidade. Certa vez eu vi que 90% das pessoas entrevistadas eliminaria uma pessoa de sua vida. É uma triste percepção de como o mundo está doente.

Um programa onde a promessa de 1 milhão mostra como o ser humano é idiota. Se para muitos a vida não tem valor, mostre-lhe dolares.

Parabens =*

Paulo

nina disse...

e o pior disso tudo é chegar em ambientes em que você espera encontrar pessoas, no mínimo, inteligentes (por exemplo, a faculdade) e ter que ouvir discussões sobre quem xingou quem, ou quem mostrou a bunda na tv e blábláblá!

bom blog, soulmate :*
S2

Junior disse...

Concordo plenamente com isso...
Como Diria meu professor de Marketing, é um país extramente ignorante onde mais de 80% das pessoas são Jacus, ou seja, pessoas que de uma certa forma não tem um pingo de inteligência para ver que isso que a televisão faz é uma mera lavagem celebral, onde já se viu 32 milhões de ligações para escolher quem fica dentro da casa do BBB... Sabe, fico pensado no que esses Jacus gastam a mejera vida deles vendo uma coisa que num lhes dara nenhum futuro, onde eles poderiam estar vendo algo mais ionteressante na televisão, ou ate mesmo assistinto um filme, que seria mais util a vida deles... é um povo mediocre (me perdoe o modo de falar), mais é a realidade

Fee esta de parabens pelo blog... escreveu muito...
abraços

Anônimo disse...

quanto orgulho tenho de você.

parabéns, soube escrever MUITO bem!

te amo

Anônimo disse...

Com ctz!! concordo e mto...
mta gente viciada em bbb.. e uma coisa que nao se leva a nada :P
Mto bom oq vc escreveu fee!!!!!!

bjuuuuuuuu

Alexandre L. Carvalho disse...

Excelente matéria.
Concordo com sua matéria. Infelizmente o Brasil tem essa péssima cultura de querer sempre saber da vida dos outros, por isso o enorme sucesso. BBB nada mais é que um Zoo com pessoas em jaula.

Grande Abraço e obrigado pela visita em meu blog, volte sempre =]

Kristiano Segovia disse...

Muito bom texto!!!
Parabens.

Penso exatamente do mesmo jeito!

André Martins disse...

Aquilo não passa de lavagem cerebral! E das piores! Honestamente, ou o Pedro Bial ganha muito, mas muito dinheiro pra aparecer naquela birosca, ou ele não é o excelente cronista que eu imaginava...
E quanto ao seu texto, assino em baixo!
Abração

Roy Frenkiel disse...

Concordado, seu Felipe, pode ler o www.diretodaredacao.com , artigo de Carla Marqueza da semana passada, vc vai gostar.

abrax

RF

Anônimo disse...

A cultura BBB está se enraizando no Brasil. Isso é perigoso, muito perigoso.

Anônimo disse...

cara, eu odeio BBB... fala sério.... programinha ridiculo!!!

Sah Fabri disse...

aaa fee!
;x
como disse! A lei do pão e circo domina tudo, nem tenho oq acrescentar e tb tenho medo de ser ignorante aueauiheuiahe! mas eh foda, tem em todo lugar ! nem queira ver uq passa no sbt
Bjuu adoooro vc
boas idéias , boa alma

Anônimo disse...

Infelizmente o povo parece que gosta de "pão e circo". Será que estamos revivendo a época romana? Onde as pessoas eram jogadas aos leões para divertir o restante do povo? Pelo menos ter de lidar com um leão er algo realmente assustador e sacrificante, mas ficar na "sombra e água fresca"? Nem parece sacrifício, parece mais que eles tiraram umas férias! Ai! Tá aí uma boa idéia: é melhor agente se inscrever para o próximo BBB, pra tirar umas férias. Não fazer nada, ficar todo dia na piscina, tomando solzinho, fazendo ginástica e tendo gente bonita pra olhar e ainda, quem sabe, ganhar 1 milhão! Brincadeirinha!
O pior é ver as pessoas que julgamos como cultas, discutirem e perderem seu tempo falando de quem saiu ou ficou, quem é do mal ou do bem, quem é legal ou não!
Prefiro ir dormir!

Valeu pelo comentário no meu blog!!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Fê, concerteza vc tem razao.. só que como vc mesmo disse..Brasil é o país da ignorancia.. muita gente nao para pra pensar nos fatos que vc acabou de citar.. entao pra eles nao faz a minima diferenca.. cuidar da vida dos outros é uma diversao.. acontece que ngm para pra pensa como vc.. que eh o modo correto!!!!esse texto devia ser publicado na folha de sp! ehehe.. qndo eu tiver poder nois se junta e publica neh?Te amo =*
aa e parabensss..sou sua fãã