sábado, 24 de março de 2007

por alguns minutos...



Por alguns minutos nesse sábado eu senti o patriotismo brasileiro. Sim, hoje teve futebol, Brasil vs Chile, goleada, ronaldinho mostrou que ainda tava vivo e que não é só mais um rostinho bonito. Sim, eu gosto de futebol, de um bom futebol, o clube que eu torço não vem a questão, apenas gosto de futebol. Mas principalmente gosto dos jogos da seleção brasileira, você já reparou que dia de jogo de seleção parece até ser um dia diferente, as pessoas saem com a camiseta da seleção, reúnem os amigos para ver o jogo, parece que o país fica mais tranqüilo, mesmo que se for por poucos segundos, então, todos cantam:

Eu, sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor!

É lindo isso não é? Parece até que nós somos patriotas mesmo, que amamos nosso país. O povo brasileiro ama seu futebol e sente orgulho dele, mas infelizmente, para por ai. Depois acredito que todos se sentem desiludido, reparem que na "hora da seleção", não existe rico ou pobre, não existe diferença, não existe conflitos. Na hora do gol, todos se abraçam, todos vibram juntos, como se tivéssemos ganhado uma guerra. Mas depois desses poucos minutos de patriotismo, voltamos a nossa realidade, ao nosso país de ninguém.

Sim, é muito difícil sentir orgulho de ser brasileiro, em termos políticos e econômicos então, nem se fale, mas vamos fazer o que? Poderíamos ser o melhor país do mundo, para se viver e para se orgulhar, temos capacidade para isso, mas sempre tem aquele maldito "mas".

Reparem bem, como nosso país chega ser ridículo, nós ficamos felizes porque o PIB cresceu e ainda é colocado como ênfase pelos telejornais que nosso país está crescendo. Está crescendo para os outros, isso sim, não para nós. Quando descobri que existia algo chamada PN (Produto Nacional) fiquei o cara mais puto do mundo. Não sabe o que é isso né? Vou explicar: "é uma expressão monetária dos bens e serviços produzidos por fatores de produção nacionais, independentemente do território econômico." Entenderam? Então repare, todo nosso "produto interno bruto" que vive crescendo, vem de empresas não nacionais, somos um país vendido para outros, aonde nosso produto nacional só chega a ocupar as piores posições do mundo. Brasileiros ainda comemoram que o PIB cresce, mas que vergonha.

Bom, como hoje é dia de jogo, fico lembrando daquele grito, que representa algo útopico, sim eu sei, mas algo que eu sonho todos os dias, no dia que brasileiro tiver orgulho do que ele é. No dia que fomos felizes por ser quem somos, no dia de sermos nós mesmo. Enquanto isso não acontece, vou ficar com meu bom sonho de me mudar daqui, país dos impostos, dos políticos corruptos, da temível mídia controladora. Juro que muita pouca coisa aqui me agrada e sei que o maior culpado de tudo, é a própria massa de brasileiros, que fazem o país ser assim, como ele é. A grande maioria, tenta achar um culpado, pelo Brasil ser assim, sendo que o maior culpado, são eles próprios, porque, o povo faz seu país, não o país que faz seu povo. Mas com certeza, quando estiver longe daqui, vou me lembrar muito do Brasil, quando ver a seleção brasileira jogando um belo futebol, porque de resto...

Felippe Fiori dos Santos Ferreira de Aquino

7 comentários:

Rafael Mauricio Menshhein disse...

Entendo perfeitamente o sentimento a que se refere, o problema é que existem pessoas que colocam na mente da população que só somos brasileiros em dia de jogo ou de eleição e com isso os talentos tendem a sair do país em busca de uma oportunidade.
Enquanto não houver uma mudança no conhecimento de patriotismo, ou mesmo cidadania, sempre será assim.
Parece até que aquela célebre frase romana "para o povo pão e circo" se encaixa muito bem aqui, neste exato momento.
O que não pode acontecer é deixar tudo para a esperança, se a gente não faz nada não precisa de esperança.
Tenha um ótimo domingo.
Ps.: muito obrigado pelos elogios, não posso afirmar que o que escrevo no blog pode ser uma base para um livro, ainda preciso aprender muito e se for para escrever, que seja algo realmente bom e que, quem sabe, possa auxiliar alguém em algum aprendizado.

Ná Jornalista web disse...

Cuidado,Fê...não se engane que é só no Brasil que temos um orgulho só e o resto são vergonhas nacionais.
Aliás, cada vez mais acredito que em nenhum lugar do mundo exista um "país perfeito", mesmo que este tenha problemas só que em escala menor, isso nem sempre é realidade.Isso é o que querem que nos acreditemos, entendeu?
Mas, como eu nunca viajei pra fora daqui estou dando minha opinião de curiosa e só!E vou aqui continuando a "acreditar" no :"sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor".
Lembro de vc,sim senhor!tolinho!
Se cuide!

Beijo Ná Carvalho

Fells disse...

Sabe, eu gosto de ser Brasileira, já rodei mto o mundo e não vi um lugar como esse, um avida boa como essa... O único problema do Brasil é que ele é governado por pessoas que não gostam de serBrasileiras..... a juventude também não percebe que odiar o a pátria não vai fazer deles Alemães.
Por isso eu aida defendo o "BIG STICK" prende e enche de porrada

nina disse...

sim, poderíamos ter outros motivos. mas ter um, já é melhor que não ter nenhum :}

Anônimo disse...

Eu adorei o seu texto, você escreve muito bem. Bom mesmo é dia de jogo, esquecemos do mundo, basta chegarmos em casa, ligar a TV e ver as tragédias. Concordo inteiramente que tudo que vc escreveu. E cá para nós, a seleção brasileira jogou muito bem. Beijinhos.

Anônimo disse...

Vamos celebrar a estupidez humana, a estupidez de todas as nações, o meu país e sua corja de assassionos, covardes, estupradores e ladrões. Vamos celebrar a estupidez do povo, nossa polícia e televisão. Vamos celebrar nosso governo e nosso "E"stado que não é nação.

Anônimo disse...

CARALLLHO.. acredita que eu só vi agora, depois que deixei essa partinha de Perfeição, que você colocou ela lá em cima no seu blog? UOW