sábado, 21 de abril de 2007

Sobre caráter!


Dentro de tantos problemas mundiais como o aquecimento global, o incrível avanço excessivo tecnológico, a china virando potencia mundial e o governo americano. Não querendo tirar a importância desses fatos, porém estou apavorado com outro grande problema de escala nacional, a falta de caráter.

As pessoas deixaram de se preocupar com si e passaram cada vez mais a desvalorizarem uma peça fundamental em suas vida. Caso, não saiba do que estou falando, não é sobre um videogame novo ou um carro sport com nome estranho, estou falando sobre "caráter”.

Caráter é uma palavra que muita gente nunca usou e a grande maioria utilizou como forma de elogiar outras pessoas. Não é um bicho de sete cabeças você ter caráter, basta conhecer-se o suficiente para entender suas atitudes e honrar tudo que se decide a partir de então. Talvez, você lendo isto, pode acreditar que têm esse tal caráter, mas vou colocar alguns pontos para pensarmos juntos.

Comece pensando em todas as (desculpa o termo) cagadas que você fez, você se orgulha de alguma? Acredito que não. Mas pense em todas as coisas descentes de sua natureza, índole e temperamento que foram realizadas. Agora pense se as pessoas te conhecem, julgam ou vêem você por tudo que você fez de bom ou por meia dúzia de cagadas, sim, elas te julgam pelos teus erros, porque as pessoas não dão valor a NADA que você fez de bom, ou seja, ninguém valoriza que você se esforça nos estudos, que você trabalha para se sustentar, que você fez uma caridade, que ajuda as demais pessoas e “tudo que fazemos de bom para o mundo”.

Outro ponto importante é você tentar saber se você é, o que você é, ou você é, o que as pessoas desejam que você seja. É fácil reparar nisso, em seu dia-dia quantas vezes você pensa nos outros e quantas vezes você pensa em você? ...Engraçado né? Você pensa no seu chefe, no menino(a) que você acha lindo(a), nos gatinhos(as) do restaurante que te olham, em como as pessoas da faculdade(escola) vão reparar em você, em quem você vai encontrar, em quem você encontrou, em quem você quer ver, em que você já não vê mais. É errado pensar nos outros? Não, lógico que não, é mais que correto! Mas se você pensar pelo menos um pouco mais em você, do que nos outros, acredito que seja melhor, não?

Quais são seus objetivos? As vezes ter objetivos pequenos, medianos, grandes e utópicos são os que fazem nos criamos personalidade e desta gerar o nosso tão procurado amigo caráter. As pessoas perderam em alguma esquina seus objetivos, o único objetivo que nós vemos atualmente é o do ócio de seus finais de semanas e aquele velho oba-oba da boa putaria e musica alta (quais quer que seja). Toda criança quer crescer, todo adolescente quer entrar em uma faculdade, todo universitário quer se formar, todo formado quer trabalhar, todo trabalhador quer ser promovido, todo promovido quer se aposentar e depois de algum tempo, morrer. Simples e fácil até né? Esse é o objetivo da grande maioria dos cidadãos brasileiros de classe-media que possuem uma massa cefálica tão imponente quanto o saco de amendoim que aprecio neste momento.

Então, para concluir, vejamos: Você pode fazer a coisa certa, mesmo que ninguém de valor? Você é capaz de pensar em si antes de pensar nos outros? Você acredita que pode ser quem você sempre desejou ser e não vai se incomodar com o que os outros pensam? Você é capaz de ter objetivos e fazer destes o rumo de sua vida?

Quando tiver convicção das respostas de maneira positiva, sinta-se orgulhoso(a)!

Você provavelmente tem caráter.


Felippe Fiori dos Santos Ferreira de Aquino

12 comentários:

Jonatas Oliveira disse...

Realmente a falta de caráter preocupa e muito. Outra coisa que me deixa triste é o individualismo das pessoas. Cada vez mais as pessoas buscam afeição sem largar mão da sua arrogância e daquilo que não sabem.
Parabéns pelo blog! Gostei muito e vou voltar mais vezes!

Rafael Mauricio Menshhein disse...

Primeiramente quero te agradecer pela visita em meu blog, admiro seu trabalho e sei o quanto é importante para todos nós.
Outro ótimo post, logicamente estamos em um momento onde a imagem é mais importante que o ser, porque as pessoas acabam rotulando os outros, iguais ao potes de maionese ou qualquer um que tenha rótulo.
O caráter é construído com o passar dos anos, mas sem uma boa base não há como definir seu próprio caminho, por isso é importante que saibamos tomar as decisões para que fiquemos de bem com nós mesmos, para então poder dar aos outros um pouco do que temos.
Mas muitos levam a sério aquela frase "faça o que digo e não o que faço", é como se cada pessoa, em um dado momento, separasse o corpo e a mente, são duas pessoas dentro de uma e esquecem-se de harmonizar o interior, todos temos impulsos ou sentimentos que não são bem vistos pelos demais, todos ficamos alegres, tristes, felizes e com raiva, mas o que fazemos com cada um deles é o que importa.
É como diz aquela célebre frase encontrada em um túmulo, se não me falhe a memória foi Sócrates, "conhece-te a ti mesmo".
O homem é fruto daquilo que planta, mas pode escolher o seu caminho.

Fells disse...

Ó, na verdade nós somos é muito egoístas. Pensamos nos outros, mas estamos só pensando em nós mesmo. Porque fazemos uma caridade: PARA NOS SENTIRMOS ÚTEIS E BONS.
Por arranjamos um namorado? PARA NÃO FICARMOS SOZINHOS
Por que valorizamos certas pessoas? POR QUE ESSAS PESSOAS NOS FAZEM BEM.
Absolutamente ngm pensa no outro pelo outro.
Parece pessimista né?
Outra coisa que você disse, que ngm valoriza nosso bons feitos. Essa semana eu estava lendo uma reportagem sobre como o acontecido do furto das gravats pode manchar a perfeita biografia de Henry Sobel.
Não sei, eu ainda valorizo o cara, mesmo ele tendo roubado as gravatas.. e você?

P. Florindo disse...

Também fico chateado com a falta de caráter nos dias de hoje, com todo mundo preocupado com o próprio umbigo e pouco se lixando para os outros.

Há também aquelas pessoas que não cuidam da própria vida e que ficam rotulando as pessoas sem ao menos conhecer.

Gente que presta MESMO tem poucas por aí. Mas infelizmente é assim: o mundo é cruel.

André Martins disse...

Pra mim, o auge do bom caráter é quando você perde o medo de ser quem sempre quis!

famoso Achado no Lixo é ótimo!!
heheheh

Abração!

Unknown disse...

Dispensa comentários.
saudades
beijão

Iuri Botão disse...

Só discordo um pouco em relação à maneira como você colocou o "pensar nos outros". O errado não é pensar nos outros, aliás, pensar nos outros antes de em si próprio chega a ser uma virtude, algo que até contribui para o caráter. O problema é deixar de SER você mesmo devido ao que os outros vão pensar.
E você vai mudar mesmo de universidade ?
Abraço

Unknown disse...

Fe amei seu texto
e obg pela parte do amendoim
auheuhae me tocou
;]
isso ai
;********
amu vc

Anônimo disse...

Fee Como sempre: muito lindo seu texto... me fez refletir principalmnte qdo vc disse q as pessoas só lembram o q fazemos d ruim e ñ pelas coisas boas... e tbm me recordei de um curso q fiz sobre psicanálise onde dizia td o q vc disse... em procurar o verdadeiro EU dentro d nós!!!
bjo

dän disse...

aiai.. adorei seu blogggg, muito bom, parabens! obrigada pela visita e pelo comentario! volte sempre :) beijaoooo!

Anônimo disse...

seriously addurl counsels allocating relieve continent bhavnagar hygienists petersonv floppy habits
semelokertes marchimundui

Anônimo disse...

foal qhdkg [URL=http://www.porntubescan.com]free porn movies[/URL] ciixqm u zr p esi