domingo, 20 de maio de 2007

Um discurso meu..



Queira eu um dia que os discursos não sejam mais tão otimistas. As grandes doses de transmissão do egocentrismo em qualquer discurso idealista destroem momentaneamente a barreira do limite e da razão. Sou contra as pessoas mostrarem resultados, mas não apresentarem os cálculos, aquela falsa sensação de poder e sabedoria já se irá em sua primeira dificuldade. Então, acreditando no que tenho dito eu escrevo este discurso...

Pessoa, de que males são seus problemas? Se de todos os males surgem de si próprio. Suas decisões são o que trazem você para essa situação. Não existem saídas miraculosas, soluções perfeitas ou métodos infalíveis. Você pode dizer que não é sua culpa, no momento, mas foi uma escolha sua que te trouxe a essa situação. Pouco me importa, se seu problema é pessoal, sentimental, financeiro. Tudo tem uma lógica simples, todas as dificuldades ou alegrias do presente vêm de uma escolha sua no passado.

Caso, pessoa, você não entenda minha simples lógica, irei te explicar: Se você um dia escolheu ser professora e hoje está passando dificuldades, não culpe suas dificuldades por ser professora, porque você quis isso. Sendo trágico, mas pense bem, às vezes sua escolha de sair 10 segundos mais tarde de sua casa, pode custar sua vida. O mundo é feito de instantes, inconstantes, e que de alguma maneira esses "instantes" convivem. Os instantes vêm de decisões: qual roupa você vai vestir? Qual caminho você fará? Quem você irá cumprimentar? Isso pode mudar seu dia, sua semana, seu mês até sua vida... Então, seja sábio em suas decisões.

Há pessoas que tem dificuldades em tomar decisões, são essas que com certeza mais sofrem. Infelizmente vivemos incertezas e temos que ser "bom de chute" constantemente. Talvez, se você tivesse falado oie para aquela menina, a 15 anos atrás, você teria uma vida completamente diferente da que você tem hoje, uma decisão boba, mas que poderia mudar paginas e paginas de sua vida.

Dizer para você acordar feliz, que seu dia será feliz, como qualquer palestrante falaria, nada mais é uma tomada de decisão dele, por você. Então, discursos idealistas são nada mais, nada menos, que um "caminho" de escolhas aparentemente seguras que te trarão talvez um melhor conjunto de instantes no futuro, porém lembre-se, somos diferentes e cada um tem que aprender a viver suas decisões e instantes.

Minha pequena prosa com vocês termina aqui, não há necessidade de me estender, tanto porque já não há mais o que falar. Ficaria contente caso vocês agora passarem a pensar em si e depois no resto do mundo. Porque vocês , antes de tudo, têm que viver o seu mundo para depois aprender a viver o mundo onde estamos nós todos.

Muito Obrigado

Felippe Fiori dos S. F. de Aquino

Um comentário:

Sah Fabri disse...

Amei seu texto fee, definitivamente. Se a gente aprende a viver nosso mundo, não caimos em tantas previsibilidades.

;)