sexta-feira, 13 de abril de 2007

preconceito.


Sou advogado, me chamo Matheus Moar e tenho 35 anos. Além disso, e outras coisas, eu sou negro. Meu apelido é como vocês devem imaginar: negão! Não posso usar uma roupa escura que já começam as piadinhas, uma mais criativa que a outra, até acho graça, serio mesmo! Agora, irei contar um pouco de minha história.

Eu nasci em uma família pobre em um bairro qualquer. Quando criança, inocente, eu brincava na rua como qualquer outra, mas enquanto eu crescia menos inocente eu ficava e começava a entender o mundo. Percebi que eu poderia não ser diferente, mas sim me igualar as outras pessoas, em programas de tv eu reparava os modos e costumes de pessoas com uma educação superior, as vezes ia no shopping para reparar e achava aquilo tão bonito. Eu queria vestir-me como eles, falar como eles, ser como eles.

Então, me empenhei a estudar, diferente de meus amigos de infância, aprendi a usar palavras como obrigado, por favor, licença e todas as demais, ao invés de gírias e dialetos. Gostava de me vestir de maneira casual, com camiseta polo e calças jeans, sempre de banho tomado e com um odor invejável. Meus amigos começaram a me esculachar, tiravam "sarro" de mim e eu virei motivo de piada de muitos, me chamaram até de "branquelo" diversas vezes.

Com muito empenho, consegui entrar na universidade, naquela época as escolas publicas eram boas! Era um dos poucos negros na faculdade e descobri uma coisa, eu nunca fui indiferente perante a todos e acho que o maior erro da população negra é se achar diferente das demais pessoas, todos somos iguais e eu tenho que saber disso, não conscientizar o mundo, era meus fatos que faziam eu ser quem eu era.

Formado, conheci Yane, uma chinesa linda por qual me apaixonei e tive uma filha. Hoje, sou advogado e muito feliz, meus amigos brincam comigo e eu com eles, chamo o gordo de bola, o magro de vareta, o forte de bombado e o branquinho de alemão. Muitas vezes, com eles, ouvi comentários: "Odeio esses pretos que fazem essas coisas" ou "Tinha que ser preto!". Nunca achei uma ofensa, afinal haviam pessoas que faziam aquilo eram brancos, mas como a grande maioria era da raça negra foi uma forma de generalizar. Mas, vou contar o dia realmente que eu fiquei ofendido.

Foi quando eu descobri que existe leis para proteger o negro de racismo e bolsas nas universidades para pessoas negras, mas porque isso? Isso sim foi um grande insulto a minha raça, colocando nós como indiferentes perante eles, em uma posição inferior. Negros, não são diferentes, temos capacidades mentais e fisiológicas ótimas tão quanto qualquer outro ser humano, aceitar uma barbaridade dessas, ainda abaixando a cabeça e agradecendo. Sim, negro, agradeça pela caridade dos outros, pois assim você acaba perdendo sua dignidade, assim realmente gerando um grande preconceito e taxando vocês como incompetentes.

Felippe Fiori Santos Ferreira de Aquino.


ps: Antes de fazer comentários extremistas, leiam direito o texto, obrigado!

13 comentários:

Anônimo disse...

É...
o titulo ja diz td..
gostei mto de ler esse texto!!

bjo fee adoro vc xD

André Martins disse...

E ninguém acredita quando eu falo que essas leis e cotas são o maior preconceito que a sociedade podia impor.

E ainda tem gente que vibra...

Rafael Mauricio Menshhein disse...

Muito bom o texto, é um exemplo do que acontece quando pessoas despreparadas ficam inventando coisas pra dizer que este ou aquele é um coitado que depende dos outros pra fazer as coisas.
Sobre os preconceitos, uma ex-professora achou estranho quando eu disse pra ela que todas as pessoas do mundo têm preconceito, pode não ser contra outras pessoas, mas com a gente mesmo, quantas vezes não pensamos em fazer algo e lembramos que somos incapazes porque não somos como a referência, quantas vezes não mostramos aos outros que gostamos de ler este o aquele autor, ouvir uma música diferente do "padrão" e demais coisas.
O preconceito é parte da história da humanidade, porque alguns inteligentes definiram raças, e até onde todos sabemos, só existe a raça humana e não como os cães como cocker, rottweiller etc.
O homem é fruto daquilo que planta, e todos podem construir coisas maravilhosas.
Sei que muitas pessoas vão ler o comentário e afirmar que não têm preconceito, vão escrever que eu estou maluco ou escrevi besteiras, mas todos contam piadas, quando estão com os amigos fazem "brincadeiras" com o gordinho, o magro, o quatro-olhos etc.
O maior preconceito é a gente não olhar para o que a gente faz.

Anônimo disse...

Muito bem colocado Fe. Você viu o pré-conceito sobre o outro lado da moeda. Sem dúvida tanto ele vem de fora - quando outras raças criam exclusões - assim como quando vem de dentro - quando a própria raça se vê de uma forma diferente.
Acredito que o maior infeliz da história é aquele que tem o preconceito, porque ele tem a pior dos defeitos: A ignorância...


abraço!

nina disse...

é a mesma coisa com as famosas camisetas: se um negro sai com uma escrita "100% NEGRO" é orgulho da raça, mas se um braco sair com uma escrito "100% BRANCO" a história é outra né..

Tata disse...

Primeiro, obrigada pela visita. Volte sempre para um cafezinho. Quanto a este texto, nossa! Finalmente algo que descreve o que é o verdadeiro preconceito.Parabéns!

Anônimo disse...

Força de vontade é tudo! Ótimo a iniciativa dele. Veja isso, é de uma criança angolana.
Quando eu nasci, era Preto
Quando cresci, era Preto;
Quando pego sol, fico Preto
Quando sinto frio, continuo Preto

Quando estou assustado, também fico Preto.
Quando estou doente, Preto; E, quando eu morrer, continuarei preto!

E você, cara Branco,
Quando nasce, você é rosa;
Quando cresce, você é Branco;
Quando você pega sol, fica Vermelho;
Quando sente frio, você fica roxo;
Quando você se assusta fica Amarelo;
Quando está doente, fica verde;
Quando você morrer, você ficará
cinzento.
E você vem me chamar de Homem de Cor??!!

Iuri Botão disse...

Acabei de fazer um post sobre o preconceito, realmente acho que cotas para negros são uma babaquisse, podia ter só pra alunos de escola pública.
Abraço

P. Florindo disse...

Ótimo esse seu texto. Quem quer consegue. Muitos negros se vitimizam por serem negros, se fazem de coitados sendo que, assim como os brancos, índios, e outras raças, tem sim capacidade de ser ou fazer o que quiserem. É claro que aos negros a barreira do preconceito pesa um pouco mais, mas isso não o impede de correr atrás de seus objetivos. Todo mundo é capaz.

Anônimo disse...

Fee eu acho q os direitos devem ser iguais à todos... se uma pessoa branca entra pra universidade com seus méritos próprios, acho q uma pessoa negra tem as mesmas possibilidades e capacidades para o mesmo, portanto se eu fosse negra jamais aceitaria essa esmola do governo, q gera ainda mais preconceito!

Anônimo disse...

Fee!!! Ótimo blog! Muito boa a leitura! Gostei mesmo!

Um grande abraço do seu tio!

anizaura disse...

Excelente texto.
Concordo com o autor no sentido de que a raça negra se auto impõe o racismo.
Penso que o autor deveria postar foto para certificação de sua negritude, pois pense bem; um não negro poderia escrever e postar este texto!

anizaura disse...

anizaura disse...
Excelente texto.
Concordo com o autor no sentido de que a raça negra se auto impõe o racismo.
Penso que o autor deveria postar foto para certificação de sua negritude, pois pense bem; um não negro poderia escrever e postar este texto!